Missão visão e objetivos estratégicos

Missão
Contribuir para a formação de seres humanos, promotores do desenvolvimento da sua região, conscientes dos seus direitos e deveres para que se tornem cidadãos críticos e reflexivos com ação social interventiva, valorizando as relações humanas e a cultura de aprendizagem ao longo da vida.

Visão
O Instituto de Gouveia tem a ambição de ser uma escola de referência nas áreas de intervenção educativa que desenvolve, em articulação com a comunidade onde se insere.

Objetivos estratégicos
Com o propósito de atingir as metas definidas na Visão da escola, definem-se os seguintes objetivos e respetivas estratégias de desenvolvimento para os alcançar:

1. Ser uma referência de excelência educativa na formação profissional, valorizando a componente prática e técnica das várias áreas de formação da escola.

  • Reforçar o envolvimento junto da comunidade onde se insere, orientado pelos valores da solidariedade, igualdade, respeito e cidadania.
  • Promover ações de divulgação, valorizando a componente prática e técnica das várias áreas de formação da escola, procurando estreitar as relações com os stakeholders através da melhoria contínua dos canais de comunicação.
  • Reforçar o envolvimento dos docentes e não docentes no Plano de Atividades, valorizando a sua participação, envolvimento e cooperação nas estratégias adotadas e na tomada de decisões.
  • Promover o sucesso escolar e reduzir o abandono escolar e o absentismo.
  • Valorizar a aquisição e mobilização de saberes.
  • Adaptar as atividades letivas às necessidades reais dos discentes.
  • Apostar no forte desenvolvimento das componentes científica, técnica e cultural.
  • Dar continuidade ao forte relacionamento entre a escola e os/as pais/encarregados/as de educação.
  • Valorização/qualificação dos recursos humanos.
  • Ajustar a oferta formativa às necessidades do território.
  • Dotar a escola de infraestruturas e tecnologia de ponta.
  • Atuar ao nível das condições conduncentes à melhoria da qualidade, da eficácia e da eficiência do sistema de educação e formação profissional no IGEP.
  • 2. Apoiar percursos diferenciados.

  • Aprovar diferentes projetos (Provas de Aptidão Profissional) dos/as alunos/as.
  • Apoiar Formações em Contexto de Trabalho em empresas díspares, de acordo com interesse dos/as alunos/as.
  • Estimular a fixação dos/as alunos/as na região após a conclusão dos cursos.
  • Criar um plano de atividade interventivo na comunidade.
  • Identificar os/as embaixadores/as da nossa escola (promoção dos casos de sucesso de antigos/as alunos/as).
  • Manter gabinetes de apoio à empregabilidade e criação do próprio emprego.
  • Criar um/a promotor/a da escola na relação com as empresas parceiras e instituições de ensino superior.
  • Consultar PROJETO EDUCATIVO