Notícias

Notícias gerais

Do longe se faz perto!



O Instituto de Gouveia – Escola Profissional (IG) encontra-se a trabalhar no formato à distância desde o passado dia 19 de março.

Dando seguimento às orientações do Governo e à ativação do Estado de Emergência pelo Presidente da República Portuguesa, o IG assumiu desde logo a incumbência de assegurar com a maior naturalidade possível o ensino à distância e todas as atividades letivas que decorrem desde então de forma não presencial.

Desta forma, tanto alunos como professores estão diariamente em contacto, dando seguimento ao ensino de proximidade e valorativo que desde sempre existiu e criando relações que permitem uma formação com sentido pleno de novas aprendizagens.

Neste novo modelo de ensino são propostas e melhoradas competências inicialmente propostas e fomentado um conjunto de novas competências que visam o crescimento intelectual e humano dos alunos da nossa escola, nomeadamente: o relacionamento interpessoal, o desenvolvimento pessoal e a autonomia, o pensamento crítico e o pensamento criativo, a utilização e o acesso à informação e à comunicação, e a compreensão integral do saber científico, técnico e tecnológico. Cumpre ainda destacar que todos os nossos canais de comunicação estão a funcionar na plenitude das suas capacidades (telefone, email, Facebook e plataforma HANGOUT - Gmail Education), permitindo que os alunos usufruam plenamente da sua escola.

O IG encontra-se ainda a preparar um conjunto de atividades de âmbito cultural e artístico direcionado para os nossos alunos e para a comunidade em geral que poderá ser seguido nossos canais de comunicação e que atempadamente anunciaremos e divulgaremos.

O desafio que enfrentamos é novo para todos e no IG estamos juntos a enfrentá-lo com Responsabilidade, Atitude, Calma e muita Criatividade.

Alunos do Instituto de Gouveia “Estrelas” na ExpoSerra 2020



Entre os dias 21 e 25 de fevereiro, o Instituto de Gouveia (IG) marcou presença na ExpoSerra, dando mostras à comunidade das competências adquiridas pelos alunos do Curso de Restauração.

No dia da abertura, no espaço do IG foi servido um “Dão de Honra” à comitiva onde se destacava a presença de Isabel Ferreira, a Secretária de Estado da Valorização do Interior, o qual foi muito elogiado. Todo o momento foi preparado e servido pelos alunos do curso de Restaurante/Bar (Res11) e Cozinha/Pastelaria (TCP4), com a orientação do coordenador de curso, Luís Rodrigues, e do formador em cozinha, António Batista.

Já no dia 23 de fevereiro, durante a “Feira do Queijo”, os nossos alunos, prepararam e serviram um “brunch”, composto por queijos, enchidos, vinhos e produtos endógenos da Região de Gouveia, para receber a Sra. Ministra da Coesão Territorial, Ana Maria Pereira Abrunhosa, e a restante comitiva.

Ao longo de todo o evento, os alunos do último ano do Curso Restaurante/Bar dinamizaram experiências gastronómicas, no âmbito das Provas de Aptidão Profissional que se encontram a desenvolver. Houve oportunidade de provar os licores aromatizados feitos pelo aluno Lino Madeira; a poncha serrana da aluna Mafalda Gerardo; a aromatização de gins do aluno Henrique Quadros; e as magníficas sobremesas de chocolate da aluna Francisca Domingues. Foram momentos de degustação e aprendizagem para os presentes que assistiram às demonstrações dos alunos.

Ainda dinamizadas pelos nossos elementos, neste caso pelos nossos formadores, o Chef António Batista, no dia 22, ensinou a cozinhar cervo com cogumelos da estação, com a colaboração de alguns alunos do Curso Cozinha/Pastelaria dos 1.º e 2.º anos. Já o formador de Bar, André Margalhau, fez duas apresentações de flair bartending, aliando o serviço à animação de bar. Este mesmo formador fez uma apresentação muito didática e de elevada excelência profissional no dia 24, onde ensinou ao público presente algumas formas de utilizar o vinho na criação de cocktails.

Claro que algumas das parcerias do IG também estiveram em destaque na sala de conferências da ExpoSerra. No dia 22 de fevereiro foi dinamizada uma prova de vinhos do Dão com a presença da adega Casa Américo, onde mais uma vez se comprovou a excelência dos vinhos da região.

Todos estes momentos foram de grande importância para o IG e para os nossos alunos, tendo permitido mostrar à comunidade as competências técnicas e profissionais que são desenvolvidas numa escola onde os nossos são o centro de toda e qualquer actividade de formação.

IG sempre em forma: A zelar pelos valores do desporto e da saúde



O projeto do Clube do Desporto Escolar do IG visa promover o acesso à prática desportiva regular, com o objetivo de contribuir para a promoção do sucesso escolar dos nossos alunos, promover estilos de vida saudáveis e de valores e princípios associados a uma cidadania ativa.

Durante o primeiro período letivo, o Clube do Desporto Escolar organizou diversas atividades desportivas. É de destacar o torneio de futsal que contou com a participação de alunos, professores e funcionários da escola e ainda da prova de corta-mato e resistência de BTT.

O Clube conta com um grupo/equipa de Multiatividades de Aventura que disputa o respetivo campeonato da modalidade do CLDE da Guarda. Para já, foi disputada a 1ª prova de Multiatividades de Aventura, na cidade da Guarda, na qual o IG participou, com uma equipa no escalão de juvenis. Nestas provas de Multiatividades de Aventura, as equipas participam em grupos de 5 elementos mistos (masculinos e femininos). Tendo por base o jogo de orientação, estas provas incluem ainda diversas atividades como BTT, tiro com arco e zarabatana, canoagem, escalada, manobras com cordas e outras dinâmicas de grupo. A segunda prova deste campeonato irá decorrer no próximo dia 11 de março, em Manteigas.

Neste segundo período letivo o IG participou no corta-mato da CLDE da Guarda, que este ano se realizou em Viseu, no Parque do Fontelo.

Durante o mês de Março irá decorrer o primeiro torneio de ténis de mesa do IG. Este torneio conta com 16 participantes, alunos e professores. Os jogos da primeira ronda estão já a disputar-se e decorrem no pavilhão do seminário. A tabela com os encontros e respetivos horários encontra-se afixada no bar da escola.

O Circo chegou a Gouveia e o sol brilhou: CARNAVAL 2020



O IG – Instituto de Gouveia organizou no passado dia 20 de fevereiro o desfile pedagógico sob o tema “O Circo – Um Mundo Mágico”, tendo o cortejo iniciado às 10:30h no Jardim Lopes da Costa até à Praça Alípio de Melo.

Este desfile contou com a participação de cerca de 500 crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho de Gouveia, que deram cor e alegria às ruas gouveenses numa bela e solarenga manhã. A dinamização desta atividade esteve a cargo dos alunos e respetivos docentes do curso técnico de Animador Sociocultural, que prepararam e construíram alguns quadros cénicos relativos ao mundo do circo, tais como, os palhaços, os acrobatas, os malabaristas e os domadores. Desta forma, foi possível colocar em prática algumas das competências e aprendizagens adquiridas e desenvolvidas na nossa escola.

De referir que, além deste evento, o IG – Instituto de Gouveia, colaborou também na organização do Desfile da Serra que decorreu no domingo de carnaval, dia 23 de Fevereiro, tendo construído o carro alegórico para a rainha do Carnaval, a cantora Mónica Sintra, e participado no cortejo com um grupo de cerca de 30 adultos e 20 crianças. Esta atividade envolveu alunos, docentes e funcionários da escola na sua organização e no desfile.

Para finalizar as festividades carnavalescas, o IG – Instituto de Gouveia, em conjunto com outros grupos do concelho, participou na Queima do Entrudo na terça-feira, dia 25 de Fevereiro, recriando uma tradição da nossa região com a queima do boneco de palha e a apresentação de alguns quadros teatrais e musicais durante o cortejo fúnebre.

De realçar que são estas iniciativas que demonstram a importância e destacam o envolvimento da nossa escola e dos nossos alunos nos diferentes eventos que se vão realizando pelo nosso concelho e não só, reforçando desta forma a presença institucional do IG no dia-a-dia da comunidade.

Sarau Cultural, denominado “O Século em que a Terra parou”



O Instituto de Gouveia – Escola Profissional realizou o Sarau Cultural, denominado “O Século em que a Terra parou”, no dia 31 de maio de 2019, pelas 21h30, no Teatro-Cine, em Gouveia

XXI edição do Campeonato de Jogos Matemáticos



O Instituto de Gouveia – Escola Profissional acolheu no dia 15 de maio de 2019, a XXI edição do Campeonato dos Jogos da Matemática, organizando a fase Nacional (final) de um concurso que, ano após ano, visa promover o gosto pela Matemática.

MatGouveia 2018



De 28 a 31 de Janeiro 2018 o Instituto de Gouveia – Escola Profissional organizou o MatGouveia 2018 – Matemática e Inovação Tecnológica é a oitava edição de uma exposição interativa, com entrada gratuita, dirigida a escolas (alunos de todos os níveis de ensino) e ao público em geral

Dia da Europa



Num evento conjunto o POCH e o Instituto de Gouveia – Escola Profissional celebraram, no dia 9 de maio de 2017, o Dia da Europa.