Apresentação da Escola

Uma vontade nasce e inicia este desejo, esta ambição de ousar um novo ensino, uma nova abordagem técnica, ao encontro de um sistema completo de aprendizagem, o Ensino Profissional.

Uma vontade nascida em Setembro de 1991, quando em Gouveia, o Instituto inicia as suas funções e começa a formar os primeiros jovens. Anos volvidos e a paixão pelo trabalho e pelo esforço em melhorar o ensino tem dado os seus “frutos”. Contribuímos para dotar a nossa região de jovens capazes de dar resposta às necessidades sentidas, de conquistarem a confiança dos empregadores, pelos seus conhecimentos e profissionalismo.

Em prol de uma excelência vincada em cada novo desafio, crescer tem sido uma quimera a almejar, uma conquista de quem sabe que o caminho se faz, caminhando.

Saber crescer envolvendo os Alunos, os Pais, as Instituições, as Empresas toda a comunidade, na certeza de que viemos para ficar, para inovar, para empreender rumos, estabelecer pontes e projectar parcerias.

Anos marcados pela vontade de participar, implementar e incentivar a realização de actividades, de eventos que contribuíram para o almejado desenvolvimento e estímulo do tecido empresarial e produtivo da nossa região.

Vontade de quem não se rende às dificuldades, de uma equipa que sente os desafios e tem procurado as respostas para ter os jovens motivados, para que sintam a importância do tempo que se dedica à aprendizagem, e que sintam valorizadas as suas capacidades e qualidades.

Crescer, evoluir, inovar trilhando rotas que marcam um novo sentido, demonstrando o valor do saber ser e do saber estar como factores de distinção que procuramos incutir em toda a formação e integridade da acção pedagógica aqui ministrada. Com satisfação vemos os nossos objectivos atingidos, numa rede colaborativa de parcerias, que em estreita ligação possibilitam também um acompanhamento pós formação, e desenvolvimento de estágios profissionais.

Lançamo-nos no desafio de abrir o leque de opções e de escolhas profissionais, no sentido de diversificar a formação dos nossos jovens, de acordo com as áreas que se perspectivam como desafiadoras, e atuais, no que diz respeito à inserção no mercado de trabalho.

Pelo segundo ano consecutivo propomos abrir uma turma de Vocacional, nas áreas da Restauração, Turismo e Informática, e no que concerne aos cursos profissionais visámos complementar a área da Restauração, através da inclusão da vertente de cozinha e pastelaria, e apostar no Marketing, como segmento de mercado privilegiado para as empresas que procuram destacar-se pela comunicação empresarial e qualidade do seu produto / marca.

Hoje, através da experiência que a escola evidência no meio, queremos fazer parte de uma história auspiciosa, agarrando com todo o saber e o querer as oportunidades e os desafios que se vislumbram no horizonte. Uma escola que se quer aberta a todos os alunos, uma escola inclusiva e acolhedora, que faz do acompanhamento pessoal e personalizado o seu dia-a-dia, que entende o ensino e a realidade actual da nossa sociedade com todas as suas vicissitudes e características, com todas as diferenças que se constituem como desafios em prol da criação de uma igualdade de oportunidades profissionais.

Para a equipa que conduz este projecto educativo comumente afirmamos que Só assim faz sentido, uma Escola, um Projecto, uma Vontade, um Sonho, um Futuro…