Cidadania e Desenvolvimento

A identificação das competências sociais e cívicas (capacidade de participar de forma eficaz e construtiva na vida social e laboral, e de empenhar-se numa participação cívica, ativa e democrática), pelo Parlamento Europeu e Pelo Conselho, enquanto competências essenciais na aprendizagem ao longo da vida, e a prioridade atribuída à educação escolar na promoção da igualdade, coesão social e cidadania ativa, como um dos quatro objetivos do Quadro Estratégico de Cooperação Europeia para a Educação e a Formação 2020, contribuíram para a proposta da implementação da Componente de Cidadania e Desenvolvimento (Milagre et al, 2018).  Esta deve ser trabalhada pelas escolas como área de trabalho transversal, onde se cruzam contributos das diferentes disciplinas, componentes de formação e UFCD com os temas da estratégia de educação para a cidadania da escola, através do desenvolvimento e concretização dos projetos dos alunos (Portaria n.º 235-A/2018).

No presente ano letivo, no IGEP estamos a trabalhar os seguintes domínios de Cidadania e Desenvolvimento:

  • Educação Ambiental
  • Saúde
  • Interculturalidade