Cursos Vocacionais

Âmbito e enquadramento

Os cursos do ensino vocacional têm como objetivo a conclusão da escolaridade obrigatória, completando a resposta às necessidades fundamentais dos alunos e assegurando a inclusão de todos no percurso escolar.

O ensino vocacional no Instituto de Gouveia — Escola Profissional compreende cursos de nível básico.

Com os cursos de ensino vocacional pretende-se assegurar a criação de uma oferta de ensino coordenada com empresas que procure dar resposta a necessidades relevantes destas e do desenvolvimento económico do país, nomeadamente de cariz regional e local, bem como responder ao interesse dos jovens que, no final da escolaridade obrigatória, pretendam ter uma saída profissional concreta, sem que tal prejudique a possibilidade de prosseguirem estudos de nível secundário, consoante a natureza do curso vocacional frequentado e concluído.

Destinatários e acesso

Os cursos do ensino vocacional do ensino básico têm como público-alvo os alunos a partir dos 13 anos de idade que manifestem constrangimentos com os estudos do ensino regular e procurem uma alternativa a este tipo de ensino, designadamente aqueles alunos que tiveram duas retenções no mesmo ciclo de ensino ou três retenções em ciclos diferentes.

Os cursos vocacionais de nível básico têm uma duração de um ano letivo, devendo o plano de estudos ser adaptado ao perfil de conhecimentos do conjunto de alunos que se reúne em cada curso.

O acesso a estes cursos não é obrigatório e o encarregado de educação do aluno deve declarar por escrito que aceita a frequência do curso vocacional e a realização da prática simulada pelo aluno, em documento próprio elaborado pela escola.